domingo, 23 de setembro de 2007

Botão Barbearia[0.072/2007]
A hipocrisia mundial

A tinta que corre, e correrá, sobre a participação de Mugabe na cimeira UE/África e a inviabilização que isso representa para a presença de Brown devido ao facto do Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha se recusar a participar num evento onde o Presidente do Zimbabwe esteja presente, decorre só e exclusivamente da defesa dos interesses ingleses e nunca da defesa dos Direitos Humanos como se faz crer.

Mesmo sem conseguir consultar a lista dos participantes desse evento, atrevo-me a imaginar que a questão dos Direitos Humanos, a aplicar, aplicar-se-ia a muitos outros ditadores, possivelmente tão maus, ou piores, que Mugabe.

A deriva portuguesa nas relações internacionais resulta em casos destes.
Ou bem que Portugal se mostra alinhado com os seus parceiros na defesa dos interesses comuns, ou bem que opta pela neutralidade, o que parece impossível devido às alianças de que faz parte.

Já nos bastava a hipocrisia interna no caso Dalai Lama em que o primeiro e o terceiro órgãos no grau protocolar de soberania o fingiram ignorar quando o segundo e o poder local (para mais da mesma cor do governo) o receberam oficialmente (embora com nuances religiosas).

Fica a curiosidade de saber como irá Portugal descalçar este imbróglio que agendou para 8 e 9 de Dezembro.
LNT

1 comentário:

António de Almeida disse...

-Nem sequer temos moral para criticar os ingleses nesta matéria, deixemo-nos de hipocrisias e vamos por partes, Mugabe atentou contra a propriedade de cidadãos britânicos e não garantiu a sua segurança no conturbado processo da reforma agrária, o governo britânico isola Mugabe como pode, Portugal já fez o mesmo à Indonésia na questão de Timor-Leste, quando e bem a meu ver, recusávamos qualquer tratado internacional Europa/Ásia onde constasse assinatura Indonésia, mesmo que nada tivesse a ver com o caso. Em questões de princípio não há cedências, os ataques de Mugabe aos cidadãos britânicos expropriando-os das suas terras, e não evitando que muitos deles fossem atacados por bandos foram uma clara violação dos direitos humanos, e uma humilhação a pessoas desnecessária.