sábado, 14 de junho de 2008

Botão Barbearia[0.525/2008]
EscoicearesBurros e Cão de Água

Ao contrário do que se pensava, o Cão-de-Água é um animal que conta com grandes defensores na Blogos(fera). Senão leia-se, depois do Miguel, a prosa do nosso Jumento:

Embirrou com o Cão-de-Água do Algarve dizendo do pobre bicho que "não prima nem pela característica de ser bom guarda nem pela de ter o mesmo rasgo de outras raças genuínas portuguesas”. Não fiquei incomodado com tal ofensa aos canídeos da minha terra, provavelmente o Luís, influenciado pelo autor da frase que relançou o debate sobre a diferença entre ser de raça e ter raça, ficou a pensar nalguns social-democratas algarvios, como o autarca de Tavira. Pois é, mas há uma diferença entre o bichano e essas personagens, o canídeo é bicho do mar e os outros raçudos algarvios são homens mais virados para o barrocal, aquilo a que na minha terra designamos por montanheiros.


Já me tinha retratado, isto é, já tinha reconhecido ao animal e à sua raça, que até parece não ser genuinamente do Algarve mas que depois da quase extinção é por lá que abunda, melhor categoria do que aquela em que o cataloguei, não por ignorância, mas por estilo literário. Aliás nem seria preciso dizê-lo porque o barbeiro conhece os seus clientes, que estima, embora não desconheça que a maior ofensa que se possa fazer ao dono de um canídeo, é denegrir um animal da sua terra.
LNT
Rastos:
USB Link
-> o Jumento
-> Bios Politikos - Miguel Silva

Sem comentários: