segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Na Cadeira com Afecto[0.060/2007]
Na cadeira com afecto [ V ]
e com o Francisco Almeida Leite (FAL)

É sempre um prazer vê-lo por aqui, Sr. Leite, nesta casa destinada ao corte.
Fatinhos de treino e corridinhas são coisa boa para quem gosta de suar.
Mas vamos lá ao nosso coiffeur, uma vez que foi para isso que aqui veio.
Hoje vai ser curto, máquina zero, se me parece.
Então o que acha das novas leis?


FAL: É curioso que seja o Presidente da República, e não o primeiro-ministro, a pôr água na fervura depois das críticas à entrada em vigor do novo Código de Processo Penal (CPP), que contém alterações ao instituto das prisões preventivas.
Enquanto Cavaco Silva fica a defender o que não é da sua pena, José Sócrates parte para Washington, onde pretende fazer algum jogging para manter a forma.

Parece-me estar a ser um pouco injusto com S. Ex.ª, o nosso Primeiro.
Já viu a projecção que o nosso magnífico e deslumbrante País terá quando os grandes jornais americanos derem à primeira página as fotografias do Senhor Engenheiro em cuecas a correr com o Barney ao lado? Tem de admitir que não existe outro PM no Mundo que o faça e que este fá-lo com muito saber.
Quanto ao Senhor Presidente cabe-lhe sempre puxar da pena, sua ou alheia, para mais agora que as aves andam constipadas.
Para além disso, o Senhor Engenheiro merece louvor por não ter descurado os seus deveres com a Nação. Mesmo agora que anda assoberbado com as tarefas europeias, nunca deixa de ter no porta-bagagens alguma tralha informática para distribuir por aí.
As pessoas são é do contra, Sr. Francisco. Quando o Senhor Valentim andou a oferecer outros electrodomésticos ninguém se queixou.


FAL: A estratégia do propagandista-mor é simples: anda pela Europa e pelo Mundo, aparece aos sábados no País profundo a oferecer computadores a preço de amigo e vai passando por entre os pingos da chuva. Quem se molha são os seus ministros. Jaime Silva e Rui Pereira em casos como o da herdade de Silves e os assaltos de Viana do Castelo, Alberto Costa no CPP e em vários outros. Quando todos eles falham e ninguém aparece a dizer "presente", Sócrates deixa que Cavaco Silva se auto-responsabilize por ter promulgado o diploma que naquele momento estiver a ser alvo de críticas. Governar assim é fácil.

São estratégias, meu caro. São estratégias.
O Senhor Professor quando era PM dizia que os Secretários-de-Estado eram meros adjuntos. O nosso Engenheiro é um pouco mais radical e estende a coisa a posto mais elevado. Mas não se preocupe, Senhor Francisco, que eles gostam tanto de ser Ministros que não se importam de fazer o frete.
Quem não estava para isso já saiu e olhe lá que até houve quem tivesse trocado a governança pela edilidade. Sempre eram fogos mais suaves, se bem me entende.


FAL: O problema é que a estratégia não dura para sempre e Cavaco só se compromete quando quer (mesmo neste caso, sublinhou que é preciso pôr o Parlamento vigiar a aplicação da lei). Sem um número dois, desde a saída de António Costa para a Câmara de Lisboa, Sócrates optou por não reforçar o Governo com pesos políticos. É ele e "os outros". Os "outros" servem para tudo. Apagam os fogos, ficam com a má imagem, mas como também não têm peso político próprio são dispensáveis quando se fizer a remodelação pré-eleitoral lá para 2008. Sócrates fica limpinho até lá.

Prontinho. Só uma escovadela para retirar os pelos do casaco e está pronto para ir à sua vida.
Dê cumprimentos ao Sr. Correia e se vir a estimável Miss das pérolas, mande-lhe cumprimentos respeitosos. (gosto tanto de a ouvir falar sobre a 7ª arte, que nem imagina!)


(diálogo ficcionado a partir de um texto de FAL - Corta-Fitas
LNT

2 comentários:

M Isabel G disse...

O pior é que não há filme nenhum de que queira falar assim muito. Só se for do Brokeback Mountain que vi dois anos (ontem) na televisão, imagine o atraso de vida.
Por acaso perdi a primeira parte, mas do que vi gostei. Aliás achei o final lindíssimo (o diálogo com os pais de Jack e a imagem da camisa no armário).
Mas está prometida a conversa sobre um filmezito um dia destes enquanto a manicure me trata das unhas.

Quanto ao resto do post, fica para o amigo FAL que eu no falo de política.

Luís Novaes Tito disse...

Miss,

Entendo, oh se entendo esse seu desalento.
Há muito que as salas de cinema me estão vedadas uma vez que o pipocar mata a minha vontade.

Como não fala de política não lhe poderei dizer que, ao contrário de Portas não vejo cinema pirata, mas custa-me pouco aguardar que o mercado lance aquilo que quero ver.

De qualquer forma, nos tempos que correm, não sou cinéfilo.

A Barbearia deixa-me pouco tempo livre mas é um gosto, como disse ao Sr. Leite, lê-la nas suas crónicas, sejam elas da 7ª arte ou do quotidiano.

Fica combinado. Em sessão de manicura puxarei do mocho para a ouvir. Até lá.