quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bola de trapos

MatrecosSempre me questionei porque é que os portugueses gostam tanto de futebol e agora, depois do derby de Lisboa, faz-se luz quando oiço as conversas centradas nas entradas violentas "pela frente" e "por trás" e nas razões de que fazem coro para justificar a vitória de uns e a derrota de outros. Entendo que a bola é um entretém de milhões de viciados no jogo do empurra, um desporto que tem por regra não assumir culpas próprias e remeter para os outros as suas próprias incapacidades e constrangimentos.

Daí, imagino bancadas e poltronas cheias de desportistas que nunca suaram, a exigirem que outros corram por si, outra das características de quem há séculos espreita o mar na esperança de avistar as velas das naus capitaneadas por Dom Sebastião.

Junto a estes ingredientes a pitada que consiste no tratamento indigente de um rectângulo feito bola de trapos ao sabor dos chutos de quem o conduz e concluo porque é que o futebol é o catalisador do desígnio nacional.
LNT
[0.145/2010]

1 comentário:

C.C. disse...

"... um desporto que tem por regra não assumir culpas próprias e remeter para os outros as suas próprias incapacidades e constrangimentos."


TAL E QUAL